quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jim Harbaugh: um tiro ( caro ) no escuro?

Jim Harbaugh: se o contratarmos, ele será o Head Coach mais bem pago da NFL...

Ao que parece, Tony Sparano está fazendo o papel de noiva traída: quando souber, o ex-noivo já estará casado. Digo isso por que o dono do time, Stephen Ross e o nosso General Manager Jeff Ireland estão agora em São Francisco para fechar com o Head Coach da Universidade de Stanford, Jim Harbaugh pela bagatela de até 8 milhões por ano ( isso mesmo que você leu ). Como comparação Tony Sparano ganha 3 milhões.

Se confirmada será a sexta troca de Técnico do Miami desde a saída da lenda Don Shula: Jimmy Jonhson ( 1996-1999 ), Dave Wannstedt ( 2000-2004 ), Nick Saban ( 2005-2006 ), Cam Cameron ( 2007 ) e o atual Tony Sparano ( 2008-2010 ). Não custa nada lembrar que antes destes, o Miami só tivera dois Heads Coachs desde a sua fundação ( 1966 ), onde quem treinou até 1970 foi George Wilson, 1995 quando Shula se aposentara. O Pittsburbh Steelers, como comparação teve em todo a sua história, menos de 10 coachs ( e o Steelers fez 70 anos recentemente ). Manter técnicos por vários anos está ficando cada vez mais complicado, por conta das mudanças na forma de jogar ( motivo pelo qual o velho Shula tornara-se ultrapassado na virada dos anos 80 pros 90 ). Mas estamos com uma rotavidade altíssima, e se levarmos em conta que desde que Shula saiu estivemos apenas 6 vezes na post-season, o quadro torna-se dramático.

A qualquer momento Harbaugh poderá será confirmado como Head Coach, mas não acho correto o que estão fazendo com Sparano. Respeito é bom, e mesmo tendo falhado dois anos seguido em ir pra Post-season e tendo feito o ataque ser motivo de piada, é claro e evidente que negociar com tanto empenho com outros sem antes demiti-lo é uma deselegância sem propósito. E se Harbaugh não aceitar? Se os outros também não aceitarem, irão dizer a ele pura e simplesmente para ficar? Será honesto isso? E terá Sparano motivação para continuar em um time que deixou claro que ele só ficou porque os outros não aceitaram o posto?Espero que tenham conversado com Sparano e ele esteja convencido do que está acontecendo ou até tenha aceitado, quem sabe, ser Coordenador no time. Em todo caso, será uma humilhação.

Sobre Harbaugh, é um bom nome e revolucionou a Universidade Stanford com seus conceitos e levou o time a disputar ( e vencer ) Bowls após vários anos de seca. Será, contudo, uma aposta mais para o lado Nick Saban do que para Tony Sparano. Não sabem quem foi Nick Saban? Foi o cara que Draft Jason Allen e que fazia defesa e ataque usarem vestiários separados. Tá bom ou quer mais? Isso não quer dizer que Jim Harbaugh não possa virar um Coach vitorioso, é claro. Espero que se o contrarmos, que ele vire um Vencedor. Afinal é o que todos queremos. Se for por 8mi ao ano, terá que vencer ao menos um Super Bowl em 3 anos. No minimo. E isso é o tipo de coisa que gera ciumeira em todos. E ai, é bom ter cuidado com Mike Nolan...

Nenhum comentário: