Pular para o conteúdo principal

Dois Toques: Lockout


Eu quero também um acordo. E você deveria querer um o mais rápido possível...

Não sei se os leitores do Blog estão acompanhando com a mesma intensidade minha, mas eu estou assustado com o que pode acontecer caso o impasse entre NFLPA ( Sindicato dos jogadores profissionais ) e os Donos de Times não for resolvido. Resumindo: se o acordo não sair nos próximos dias, não teremos NFL em 2011. Isso mesmo que você leu: corremos o risco de ficar em NFL em 2011.

Mas o que impede que um acordo seja firmado? A mola mestra do mundo: Dinheiro. Os Donos argumentam que os lucros cairam bastante com a crise econômica de 2008 ( que de fato foi bem grave ) e os jogadores não apenas não querem perder o que já conseguiram no acordo anterior, como querem ( obviamente ) aumentar sua fatia na repartição do bolo.

Ambos os lados tem seus argumentos ( mesmo que o lucro da Liga venha crescendo, mesmo com a crise ) mas existem basicamente 3 pontos destoantes:
  1. Divisão dos Lucros. Donos acham que gastam demais com jogadores e os jogadores acham que ganham pouco.
  2. Temporada com 18 jogos ao invés de 16. Aqui os Donos argumentam que todos ganhariam com mais duas partidas, sendo que os jogadores questionam que isso aumentaria as constusões ( concordo ) e diminuiria a carreira dos jogadores ( discordo ). Eu discordo do segundo porque seriam cortados dois jogos da Pré-Temporada e seria adicionado mais uma bye week. Ficaria quase na mesma.
  3. Limite de Salário dos Rookies. Aqui é um grande ponto de discordância. Irei ater-me a ele de agora em diante.
Você concebe que um QB que nunca deu um passe na NFL ganhe mais que os 5 melhores QBs da NFL, quase todos com anéis de campeões da Liga ou com lugar garantido no Hall of famme? Lógico que não. Mas estes mesmos monstros sagrados não querem um limite pra Rookies. Mas por que? Fácil não? Porque quando um destes forem renovar seus contratos ( caso de Brady e Manning agora em 2011 ) eles dirão: sou um HOF em atividade e quero ganhar mais que este "fedelho" que entrou agora na Liga. Sacou a lógica?

Por isso os jogadores são contra. Porque estas verdadeiras montanhas de dinheiro, empurra o salário dos veteranos pra cima. Jake Long mesmo recebeu um contrato de 57mi em 5 anos, ou absurdo mais de 11mi por ano. Sabem quanto era o salário do maior LT de então na NFL? 6mi por ano. Agora todo grande LT que for renovar seu contrato, vai querer mais do que o Long. E já tem LT que ganha mais que ele. E não é um veterano não. Além de que o próprio Long, que hoje é um dos 3 melhores da Liga, vai exigir mais do que 11mi por ano, certo?

Atualmente as partes caminham, com ajuda de um "negociador" da Justiça Federal dos EUA, para um acordo. E seria assim: os jogadores aceitam os 18 jogos e os Donos cedem um pouco nos lucros. E o Cap Rookie? Em tese, ficaria em uma média dos 10 melhores salários da posição, menos 20%. O que desabaria consideravelmente os salários dos rookies, mas aumentaria os lucros dos times, que assim poderiam abrir parte pros jogadores. Sacou, que no fim, tudo é apenas e tão somente money?

E se não tivermos um acordo? Bom neste caso os jogadores, mesmo os RFA e os UFA, ficam presos aos seus times, porque na prática, não existiria comércio, a famosa Free Agency Period. Contudo, os jogadores não poderiam treinar coletivamente, e ficariam recebendo o básico de seus salários. A temporada ficaria sem acontecer e ai a Liga é quem sofreria pesadas baixas. Basta citar que até hoje a NHL sofre com o Lockout que sofreu. O draft aconteceria normalmente este ano, até porque é um evento fora da NFL. Fora porque não precisa de um CBA para acontecer. Já tudo o mais relacionado com a NFL precisa. E em 2012, como ficaria o Draft? Em tese, seria feito um sorteio, tipo a NBA, para evitar - por exemplo - que o Panthers escolha duas vezes seguidas na primeira posição. Mas isso é caso não aconteça o acordo. Que nem passa na minha cabeça de que isso venha a acontecer...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chris Grier viveu seu dia de Sonny Weaver Jr

Melhor momento do filme... Grier ficou assim hoje.   Sonny Weaver JR. Se o amigo leitor não sabe quem seja, é o cara da foto, personagem interpretado - com Maestria, diga-se - por Kevin Costner em Draft Day. filme de 2014. Nele, Sonny é General Manager do Cleveland Browns e faz uma troca louca, mas no final do filme ele dá a volta por cima e posiciona os Browns como um Super Contender. Filme faz parte do catálogo da Amazon Prime e eu super recomendo. Feito este preâmbulo, foi mais ou menos o que viveu Chris Grier hoje. Ele chocou a todos ao assaltar os Niners, trocando a escolha 3 pela 12 de San Francisco, mais a 1ª de 2022 e a de 2023, além da 3ª deste ano. Um puta de um assalto nos Niners. Isso já seria ótimo, mas - assim como no filme - teve mais... Menos de meia hora depois, Grier trocou a nossa escolha de 2022 ( e não a dos Niners ) e inversão das escolhas de quarto e quinto deste ano com os Eagles, pela Pick 6. Com este segundo movimento, Grier posiciona os Dolphins em posição de

SNF: Dolphins 24x17 Patriots - Não existe vitória feia, o feio é perder

Foi mais apertado do que poderia ser, mas vencer em Foxborough é sempre complexo. O Ataque várias chances de matar a partida, mas não o fez. E a defesa sofreu mais do que se esperava mas na hora da decisão, mais uma vez foi lá e matou a partida. Falarei mais nesta segunda, mas tenho duas questões aqui: Connor Williams não pode ser o CENTER na semana 3 após - pelo menos 5 Snaps pavorosos e McDaniel não pode colocar um Kicker como Sanders para chutar de 55 jardas. E isso tem que ser corrigido logo. No mais, destaque para Van Ginkel e Bradley Chubb na defesa e Raheem Mostert, o cara do ataque. Miami deu muita sopa e chegou a namorar com uma derrota. Amanhã eu gravo um vídeo e posto mais por aqui. O importante é que estamos 2-0 e Tua agora tem 5-0 contra Bill Bellichick.

Week 16: Dolphins 22x20 Cowboys: Natal maravilhoso com vitória espetacular

  Todos sabem que eu tenho apenas 49 anos e assim vivi várias decepções de Natal, vide no ano passado. Mas seguramente foi excelente ver por uma vez o time terminar com a vitória. E não foi apenas uma vitória, ela foi épica com tantos contornos dramáticos que dificilmente esqueceremos na vida. Mas, dentre tantos heróis ontem, um nome sempre se destacará: Jason Sanders. Ele chutou 5 vezes e acertou todos, inclusive o da vitória. Mais do que isso, ele acertou chute de 57, 54, 35, 33 e 29 jardas. Detalhe: Sanders é criticado justamente por errar chutes acima de 50 jardas e ontem ele acertou 2, um deles com chuva forte. Foi um dia para ficar na história, de todos sobretudo dele. Ele conseguiu um feito e tanto. Enfrentamos uma grande equipe, com grandes jogadores que foram adversários fortes. E que no fez atuar no limite, seja no ataque ou na defesa. E com isso fomos testados duramente, exigindo tudo de nossos jogadores. Como seremos na semana que vem, diante dos Ravens e depois contra os B