sábado, 2 de julho de 2011

Dois Toques: teremos ou não Temporada da NFL em 2011?

Comissário Roger Goodell e DeMaurice Smith. Animados eles, não? Pois é, todos estamos explodindo de alegria...

A pergunta que assola todos os fãs do esporte da bola oval segue, infelizmente, sem resposta. Primeiramente é preciso esclarecer que o termo greve usado para definir a situação atual da NFL é incorreta. O que temos é que o donos estão impedindo os jogadores de usarem as instalações dos times e treinarem com a Comissão Técnica dos times. Sendo assim o que temos é um bloqueio e não uma greve, pois esta prerrogativa é algo somente usada pelos trabalhadores.

Feita a explicação, temos agora que os acordos para um novo CBA ( acordo trabalhista ) estão emperrados. E em quê? Grana, é óbvio. Os jogadores querem ter mais espaço no bolo ( gigantesco ) que é a NFL, mas os donos argumentam que estão ganhando menos agora do que antes da crise de 2008. Só que os jogadores retrucam pedindo os balanços, para comprovarem tal afirmação. E os donos, que coisa, ainda não abriram os livros. O que só aumentam, é claro, os problemas.

Basicamente os jogadores querem 50/50, mas os donos só aceitam passar algo em torno de 45. Está certo que o valor do salário mínimo da NFL vai aumentar ( hoje é na casa dos 300mil ano ), e se o percentual dos jogadores cair ao invés de aumentar, o valor disponível para as atuais estrelas ficará bem curto. No entanto é bom citar que a maioria dos jogadores da NFL ganha apenas o básico e apenas alguns poucos felizardos é ganham acima da 3mi ao anos.

Está na pauta também benefícios para ex-jogadores ou jogadores que se machucam e são obrigados a parar de jogar. Um plano de aposentadoria também está na pauta, mas é preciso salientar que se a NFL não instaurar um teto pros Rookies ( algo que gera muita polêmica ) só os Bradys e Mannings da Liga é que continuarão a ganhar rios de grana. Porque, você pode perguntar? Fácil: quando um QB rookie, que nunca deu um passe, entra recebendo 10mi ao anos ( caso de Ryan, Strafford e Bardford ), é claro que é um disparate. E ai QBs consagrados vão pedir mais alto aos seus times. E ai os "operários" do esporte não terão aumento.

O tema é complicado, mas podemos dizer que um teto pros Rookies serve pra todos os médios na NFL e não para os "ricos". Então não temos mocinhos e nem bandidos nesta briga. E sim pessoas que querem mais do que já tem: muito, mas muito, dinheiro...

E a temporada? Hoje eu diria que estamos com 40/60, sendo o menor valor o de termos a temporada.