terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como ficaria o Front Seven numa mudança de 3-4 para 4-3?

Nossa defesa joga no 3-4 desde 2008 ( ou se preferirem durante a era Tony Sparano ). Agora existe uma ( grande ) possibilidade de voltar ao esquema 4-3. Mas será que todos os Starters atuais se manteriam seus postos na mudança?

Basicamente temos dois sistemas de Defesas na NFL: o 3-4 e o 4-3. Após 2006 virou febre e vários times mudaram o sistema de 4-3 para 3-4. Mas agora parece estar existindo um movimento contrário, ou seja, alguns times poderão voltar para o 4-3. Como é função de um Blog, irei tentar explicar como é hoje a nossa defesa e como ficaria com a utilização do 4-3.
  • Sistema 3-4 - Disposição dos Jogadores: 3 DLs ( Right DE, Nose Tackle e Left DE ) e 4 LBs ( 2 OLBs - Strong Side e Weak Side - e 2 ILBs ). O Pass-rush ( pressão nos QBs é gerado a partir dos OLBs, especialmente pelo Strong Side - no esquema atual, Cameron Wake. TEs e RBs ficam com os ILBs. Pilar da Defesa é o Nose Tackle, que sozinho deve confrontar-se com dois jogadores da OL adversária.
  • Sistema 4-3 - Disposição dos Jogadores: 4 DLs ( Right DE, Defensive Tackle, Nose Tackle e Left DE ) e 3 LBs ( 2 OLBs e um Middle Linebacker ). Aqui o Pass-rush é gerado pelos DEs, ficando os OLBs com a responsabilidade de marcar TEs e parar o jogo corrido. Pilar da defesa, em tese, passa a ser o MLB, já que ele é quem fica "livre" e tem que ter uma leitura ótima/excelente de jogo ( vide o ex-Dolphins Zach Thomas ).
Diante disso, vamos aos Starters atuais do Front Seven ( nome dado aos sete jogadores de frente de defesa, que é o somatório dos números dos dois esquemas ) ficariam na mudança do esquema, primeiro a formação atual:
Right DE - Randy Starks / Nose Tackle - Paul Soliai / Left DE - Kendall Langford
OLB - Cameron Wake / ILB - Karlos Dansby e Kevin Burnett / OLB - Koa Misi
Reservas de Destaque: Jared Odrick e Phillip Merling, ambos DE

Ficaria assim:

Right DE - Randy Starks / Defensive Tackle - Jared Odrick / Nose Tackle - Paul Soliai - Left Tackle - Cameron Wake
OLB - Koa Misi / ILB - Karlos Dansby / OLB - Kevin Burnett
Reservas: Kendall Langford ( OLB ) e Phillip Merling, DE.

Alguém pode se perguntar porque Langford, que é Starter viraria reserva. E a pergunta procede e a resposta é: Jason Taylor foi, durante a maior parte de sua carreira, Defensive End no esquema 4-3 e com a mudança ele virou OLB ( Weak Side ) no esquema 3-4. Ou seja se Taylor continuasse a jogar em 2012, ele voltaria para DE. E o que isso tem a ver com Langford? Simples, em 4-3 ele não tem perfil para OLB ( onde é necessária muita agilidade ) e nem serviria para DE ( onde seria forte demais para driblar os Tackles ). Seria ele o maior prejudicado com a mudança. Mas e porque o Kevin Burnett seria o OLB? Simples, porque é meio que natural um ILB migrar para o lado de fora do corpo de LB, pelo simples fato de que ele já atua mais para o lado do que um MLB ( responsável por ser um Coringa ).

Ainda não temos uma certeza se iremos mudar ou não de sistema, mas se acontecer além de termos mudanças de Staters, iremos precisar de mais peças. Sobretudo de um OLB adequado ao esquema novo. Coisa que não temos atualmente no elenco. 

4 comentários:

bil disse...

Langford e Starks são tipicos Defensive tackles em uma formação 4-3, não existe Nose Tackle na formação 4-3, são 2 DT's e 2 DE's, quem sobraria seria o Soliai, entraria na rotação entre os DT's, mas é só olhar hj a defesa do patriots, Wilfork esta jogando de titular de DT na linha, junto com K. Love, eu prefiro a formação 3-4, mas acho que miami tem jogadores que encaixam na 4-3 numa boa.

Dan Pereira disse...

eu gosto mais da defesa 4-3 e o Dolphins tem jogadores para fazer a defesa 4-3 ficar mais foda que a 3-4

Flávio Vieira disse...

Langford de DT? Nunca, não tem corpo para isso.

E um DT faz o papel que caberia ao NT no 3-4, atacar a 3 ( ou 5 ) Tecnique. Mas enfim.

Quanto ao Starks, ele poderia ficar de RDE, ficando Odrick ( este era DT em Penn State ) e Soliai pelo meio. Com o Wake por fora.

Mas as variações poderia existir.

O que tem que ser visto, é que 3-4 ou 4-3 muda o modo de pressionar os QBs adversários.

E também muda - e muito - como os DBs irão atuar.

Luiz Paulo disse...

Bem vou falar agora não como Torcedor dos Dolphins mas como Jogador.

Na defesa 4-3 a defesa ganha em cobertura no passe e perde na pressão no QB,

Tanto que uma defesa com 4 bons jogadores de Linha melhora muito e causa muitos mais turnovers.

E tbm causa maior surpresa e pressão no caso de Blits.

Eu sempre preferi a defesa 4-3...
Ta certo que o Dolphins vão precisas de jogadores pra atuar assim, mas eu preferia que voltasse, pois jogar de 3-4 sem um OTIMO coordenador defensivo é muito arriscado!!