sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

40 anos do Undefeated Team: A Consagração...


Nos textos anteriores eu fui trazendo o começo do time campeão do Super Bowl VII. Campeão não, Invicto Campeão. Tudo começara quando Joe Robbie decidiu que o melhor Coach da NFL iria treinar o Miami. E ele veio. E em seu primeiro ano, post-season. No segundo, ida ao Super Bowl, perdendo pro Cowboys que era - ainda - mais time. Mas em 1972...

Foram 14 vitórias na temporada regular. Contestadas vitórias, pois apenas duas equipes tinham mais vitórias do que derrotas. E esse é o argumento mais usado para tentar diminuir o feito. Mas eu tenho um, excelente, em nossa defesa: até hoje o Miami foi a única equipe com melhor campanha na temporada regular a ter que jogar a final da conferência fora de casa, diante do perigoso Steelers.

E nada foi tão fácil como pintam, é claro. O time perdeu seu QB titular, Bob Griese, com a perna quebrada ainda na quinta partida. O veterano Earl Morrall. Após vencer os Steelers, o Dolphins iria enfrentar o Washington Redskins. A história da partida está contada no vídeo acima e tudo está bem contado e creio que todos saibam bem. Jake Scott fez duas interceptações, o Kicker Garo Yepremian quase estraga tudo e que Manny Fernandez fez o sack em Billy Kilmer que decidiu o jogo. Shula levantou o Lombardi e chegou triufante em Miami.

A saga do time que nunca perdeu não terminaria naquele dia de sol em Los Angeles. No ano seguinte ainda se tornariam a primeira equipe da AFC a ser bi-campeã do Super Bowl e a primeira - e até hoje única - a ir a 3 Super Bowls seguindos e vencer 2 deles ( o Bills foi a quatro, mas perdeu todos, por isso não conta né ).

Estamos perto do dia em que completarão 40 anos do maior feito da história do esporte. E obrigado Giants, náo podemos esquercer, não é mesmo?

Nenhum comentário: