Pular para o conteúdo principal

Dan Marino conta detalhes do melhor Fake Spike que a bola oval conhece

Poucos lances representam melhor a genialidade do Mito...

Quando penso na minha vida num campo de futebol, o Fake Spike é uma das lembranças que me vem à mente em primeiro lugar. É o jogo que me perguntam mais do que qualquer outro, especialmente quando volto a New Jersey. Parece que todos os fãs  dos Jets, que eu encontro querem falar daquele jogo, e eu continuo dizendo a eles que é a hora de seguir em frente. A vida é curta demais para ainda estar pensando sobre esse jogo, 20 anos depois.

É claro que, para mim e para os fãs do Dolphins, o Fake Spike é uma memória maravilhosa que vai viver em nossas mentes para sempre, e isso é uma grande coisa.

Ouvi falar do Fake Spike durante a Training Camp de 1994. Bernie Kosar, que o time assinara para ser meu backup, trouxe a ideia com ele de Cleveland. Eu pensei que era uma ideia interessante, e o treinador Don Shula gostou também. Uma vez que todos nós ouvimos sobre o lance, começamos a praticar algumas vezes por semana durante aquela TC e também durante a temporada. Sabíamos que só poderia usar a jogada uma vez, e nós queríamos ter certeza de usá-la no momento perfeito. O que quase aconteceu na partida anterior, contra o Minnesota Vikings. Estávamos prestes a tentar executá-la durante o final desse jogo, mas um dos nossos Tackles moveu-se antes da hora e cometeu um offside. Não dava mais para usar.

O velho Giants Stadium sempre foi um lugar difícil de jogar quando se é o time visitante. Havia um ambiente hostil lá, e que era um lugar onde os ventos tornavam difícil jogar futebol. Eu participara de vários tiroteios lá, a maioria dos quais contra o ex-quarterback Jets Ken O'Brien. Eu gostava de ir lá porque era muito alto e, geralmente, muito frio. Quando ia a pé para o campo, sentia como se fosse nós contra o mundo, e eu gostava disso.

Cada jogo contra um rival divisão é intenso por causa de toda a história que tinha contra os Jets, o meu desejo de vencê-los se tornou parte de mim. O fato de que precisávamos ganhar esse jogo para ficar no topo da divisão só aumentou a intensidade naquele dia.

[...] Depois de trocar alguns punts, temos a bola em nossa própria linha de 16 jardas com 2:34 restantes no jogo. Enquanto eu caminhava para o campo, lembrei nossos rapazes que tínhamos bastante tempo, e que eu tinha feito isso várias vezes antes.

Passei para Irving Fryar para um ganho de 18 jds. O Jets estava jogando um defesa preventiva ( tentando evitar passes longos e a saída de campo ) e Fryar estava aberto no meio do campo. Depois disso, eu completei um passe curto para Keith Jackson, levando-nos  até a linha de 50jds com 1:50 restando no relógio.

Com o Jets ainda na defesa preventiva, eu encontrei Mike Williams em uma rota post para um ganho de 22jds. Que nos fez chegar na marca de 28 jardas dos Jets com 1:24 esquerda. Depois disso, eu joguei dois passes curtos para Ingram, que segurou o segundo, mas ele foi tackeado dentro de campo na linha 8 jardas, com 35 segundos restantes. Enquanto eu corria até a linha de scrimmage, Bernie Kosar, que eu ouvia no fone de ouvido dentro do meu capacete, estava gritando "clock play, clock pay" ( algo jogada para parar o relógio ). Eu sabia que era o momento perfeito para experimentar, porque se ele não funcionasse, ainda teríamos outras tentativas, seja marcar um touchdown ou para empatar o jogo com um FG.

Quando cheguei à linha, eu estava gritando "clock", que é a sinalização de vamos fazer um spike. Mas nós tínhamos algo planejado, e os meus rapazes sabiam o que estava acontecendo. Eu iria executar o Fake Spike, e eu pude ver imediatamente que os jogadores dos Jets pensaram que eu realmente iria cravar a bola e parar o relógio. Eu poderia dizer que eles não tinham a menor ideia do que iríamos fazer enquanto eu esperava o Snap. Eles olharam diferente para mim do que em qualquer outro jogo. Ingram olhou para mim e eu balancei a cabeça para ele. Eu recebi a bola, fiz o Fake Spike e joguei um passe rápido para Ingram perto da linha lateral. Ironicamente Aaron Glenn ( o CB que marcava Ingram )foi o único que percebeu o que estávamos fazendo, mas ele percebeu isso tarde demais.

Ingram pegou a bola na end zone, com 22 segundos restantes, e eu comecei a saltar no campo. Esse foi um momento de emoção por causa da desvantagem que tínhamos virado. Quando cheguei para na linha lateral, eu percebi que estava em completo silêncio o Giants Stadium e que todos os fãs estavam saindo. Isso foi muito gratificante. Depois desse jogo, o Jets só venceu quatro de seus próximos 36 jogos, e desde que eu estou aposentado agora, vou tirar um pouco do crédito por isso.

Estar de volta em New Jersey e apenas a poucos quilômetros de onde Giants Stadium ficava traz de volta um monte de ótimas lembranças daquele dia. O Fake Spike é tão famoso porque nós fizemos isso contra os Jets e por que vencemos depois estar tão atrás naquele dia. Se não estivéssemos jogando com nossos rivais de divisão, na casa deles ou se não tivéssemos recuperado um déficit 24-6, o Jogo do Fake Spike teria sido muito menos especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chris Grier viveu seu dia de Sonny Weaver Jr

Melhor momento do filme... Grier ficou assim hoje.   Sonny Weaver JR. Se o amigo leitor não sabe quem seja, é o cara da foto, personagem interpretado - com Maestria, diga-se - por Kevin Costner em Draft Day. filme de 2014. Nele, Sonny é General Manager do Cleveland Browns e faz uma troca louca, mas no final do filme ele dá a volta por cima e posiciona os Browns como um Super Contender. Filme faz parte do catálogo da Amazon Prime e eu super recomendo. Feito este preâmbulo, foi mais ou menos o que viveu Chris Grier hoje. Ele chocou a todos ao assaltar os Niners, trocando a escolha 3 pela 12 de San Francisco, mais a 1ª de 2022 e a de 2023, além da 3ª deste ano. Um puta de um assalto nos Niners. Isso já seria ótimo, mas - assim como no filme - teve mais... Menos de meia hora depois, Grier trocou a nossa escolha de 2022 ( e não a dos Niners ) e inversão das escolhas de quarto e quinto deste ano com os Eagles, pela Pick 6. Com este segundo movimento, Grier posiciona os Dolphins em posição de

SNF: Dolphins 24x17 Patriots - Não existe vitória feia, o feio é perder

Foi mais apertado do que poderia ser, mas vencer em Foxborough é sempre complexo. O Ataque várias chances de matar a partida, mas não o fez. E a defesa sofreu mais do que se esperava mas na hora da decisão, mais uma vez foi lá e matou a partida. Falarei mais nesta segunda, mas tenho duas questões aqui: Connor Williams não pode ser o CENTER na semana 3 após - pelo menos 5 Snaps pavorosos e McDaniel não pode colocar um Kicker como Sanders para chutar de 55 jardas. E isso tem que ser corrigido logo. No mais, destaque para Van Ginkel e Bradley Chubb na defesa e Raheem Mostert, o cara do ataque. Miami deu muita sopa e chegou a namorar com uma derrota. Amanhã eu gravo um vídeo e posto mais por aqui. O importante é que estamos 2-0 e Tua agora tem 5-0 contra Bill Bellichick.

Week 16: Dolphins 22x20 Cowboys: Natal maravilhoso com vitória espetacular

  Todos sabem que eu tenho apenas 49 anos e assim vivi várias decepções de Natal, vide no ano passado. Mas seguramente foi excelente ver por uma vez o time terminar com a vitória. E não foi apenas uma vitória, ela foi épica com tantos contornos dramáticos que dificilmente esqueceremos na vida. Mas, dentre tantos heróis ontem, um nome sempre se destacará: Jason Sanders. Ele chutou 5 vezes e acertou todos, inclusive o da vitória. Mais do que isso, ele acertou chute de 57, 54, 35, 33 e 29 jardas. Detalhe: Sanders é criticado justamente por errar chutes acima de 50 jardas e ontem ele acertou 2, um deles com chuva forte. Foi um dia para ficar na história, de todos sobretudo dele. Ele conseguiu um feito e tanto. Enfrentamos uma grande equipe, com grandes jogadores que foram adversários fortes. E que no fez atuar no limite, seja no ataque ou na defesa. E com isso fomos testados duramente, exigindo tudo de nossos jogadores. Como seremos na semana que vem, diante dos Ravens e depois contra os B