quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O quanto estamos distantes de sermos um Jaguars, um Eagles ou um Vikings?

Nesta foto temos uma lenda, um all-star e... bom, uns outros jogadores comuns...
Eu não sei bem porque, mas uma quantidade de torcedores nos EUA e aqui no Brasil acham que podemos mirar no exemplo dos times que chegaram às finais de Conferência este ano sem ter um QB All-Star. Foram 3 times nesta condição: Jaguars ( Blake Bortles ), Eagles ( Nick Foles ) e Vikings ( Case Keenum ). O outro QB é um tal de Tom Brady...

Não, este post não tratará ( ou atacará/criticará ) Ryan Tannehill. Ele não será objeto de comparação com os outros 3 QBs, apenas direi que eles se parecem mais do que podem pensar. Mas isso, reitero, não será debatido aqui.

Existe um ponto em comum entre Eagles, Vikings e Jaguars: a defesa. Cada um a sua maneira, possui setores fortíssimos. Cada franquia montou setores que intimidam os adversários, com CBs, Safeties, LB e DL que podem vencer partidas. E é aqui onde tudo fica feio para nós. Quantas peças de alto nível temos na nossa atual defesa?

Cameron Wake é All-Star. Seria HOF se tivesse um anel de Super Bowl certamente, mas não deve ganhar um local em Canton. Ndamukong Suh é All-Star, mas seu histórico - e falta de sucesso - também devem privá-lo de uma vaga no HOF. Reshad Jones é um All-Star, mas também não vai virar um imortal. E paramos por aqui. Falei de 3 jogadores fora de série no setor e não citei um LB e CB. Olhe a defesa dos 3 times citados e todos terão, pelo menos, 5 jogadores alto nível. E Cameron Wake é veteraníssimo já...

Trocando em miúdos: o time precisa arrumar dois LBs e um CB ( ao menos ) de altíssimo nível para competir. Precisa também de um DC excelente ( Dick LeBeau está desempregado!!! ) e não do treinador de LBs de 2016. E não me venham falar de Raekwon McMillan porque mesmo que ele vem a tornar-se um All-Star, nunca deu um snap na NFL e está voltando de uma seríssima contusão.

Com ótimas Free Agency e Drafts, algo raríssimo em Miami, na temporada 2019 podemos ter uma defesa Top... mas ai Cameron Wake talvez não esteja mais atuando e Suh pode ter vazado... e voltaríamos a precisar de mais reforços... Mas este não é o único problema, porque se compararmos com as três equipes que chegaram agora às finais, faltariam ainda um OL boa/ótima, excelente jogo corrido, um TE ótimo e um plano de ataque que funcione.

Nossa OL é uma peneira. E para que vire boa, precisa de pelo menos 3 reforços, sendo que 2 deles precisam ser de alto nível. Nosso jogo corrido hoje resume-se a Kenyan Drake, que não tem capacidade e qualidade para comandar um backfield, no máximo para ser um reserva decente. Lembre-se que Eagles, Jaguars e Vikings possuem duplas que se complementam, com o s Eagles tendo um trio ( graças a idiotice de Gase em trocar/doar Jay Ajayi ). Nossos TEs, a tempos, não rendem bem. E precisamos de um de elite. Isso sem falar que corremos o sério risco de ficarmos sem o melhor jogador do ataque, Jarvis Landry. E o sistema de ataque de Adam Gase é uma piada.

Em resumo: para atingir o nível que Eagles, Vikings e Jaguars alcançaram ( sem contar o QB e os WRs, se Ladry vazar ) este time precisaria de 2 OLs, 1 TE, 1 RB, 2 LBs, 1 CB e 1 FS ( todos eles de elite ) para virar contender. Alguém ai acredita que pelo menos a metade apareça até 2020?? Porque eu não tenho esta esperança. O histórico recente e antigo da Franquia não me permite sonhar.

Nenhum comentário: