quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dois Toques: Fora da post-season. E agora?

Pela 8ª vez em 9 anos, iremos ver o playoffs pela TV. É uma triste rotina que vem se repetindo, desde 2001, quando perdemos pro Ravens em casa, no Wild Card dos playoffs de 2001. Coincidência ou não, foi diante do Ravens, e em casa, que perdemos em 2008. Só pra lembrar que um raio pode cair mais de uma vez no mesmo local.


Agora, iremos voltar a pensar em Draft, quem escolher, quais posições são mais carentes e etc. Só que agora teremos novas questões: Tony Sparano vai continuar? Dan Henning será mesmo mantido como OC do time, após os sucessivos fiascos do ataque? E Chad Henne será o QB do time em 2011? Iremos investir em um RB no Draft e/ou Free Agency?


São questões pertinentes. E irei tratar de cada uma delas em separado.
  • A questão Draft - Iremos para o quarto draft após o fiasco de 2007. Nos 3 anteriores, tivemos ótimos acertos ( Long, Davis, Smith, Langford ), bons acertos ( Clemons, Jerry, Thomas, Hilliard, Bess, Hartline, Carpenter ) e claro, e evidente, tremendos fiascos ( White, Turner ). Deixo Chad Henne de fora, porque falarei dele especificadamente nesta mesma coluna. Mas em se tratando de Draft pós-2007 ( de longe o pior Draft já feito por uma franquia na história da NFL ) melhoramos, e muito, nosso time com escolhas acertadas. Mas ter perdido uma pick de segundo round em Pat Whi5te, não será esquecida tão cedo. Pro ano que vem, sem escolha justamente de segundo round, teremos que ser cirúrgicos. Temos que cobrir RB/QB/OL com as picks disponíveis.
  • A questão Sparano - Quero inicialmente deixar claro que Sparano fez muito por esta franquia. Muito mesmo. Mas se para passarmos para o próximo passo, tivermos que demiti-lo, que o façamos. Eu acho que ele deve ficar, mas se um Bill Cohwer aceitar vir treinar nosso time, seria ótimo. Mas não o trocaria ainda. Nem todos HC são um Don Shula da vida, que chega em 70, vai ao SB em 71 e vence os dois seguintes. Lembrando que 70% do time campeão, já estava em Miami quando da chegada dele. O que evidentemente, não é o caso de Sparano.
  • A questão Dan Henning - Deixo aqui uma pergunta: Trocamos de camisa 19 nesta temporada, certo? Porque que o desempenho de ambos é bem parecido? Será porque não temos QB? Já passo a crer que não temos mesmo, mas ele era o QB em 2009, portanto... Como podemos ter agora um playmaker de verdade, capaz de conseguir 1000 jardas e 100 passes, ter o desempenho parecido com o da "bosta" TGJ? Ou seja, como QB é o mesmo, só posso pensar que o problema é do playbook, correto? Pois é. Mas Coach Sparano falou que Henning tem feito um trabalho maravilhoso em 3 anos de Miami.De duas uma: ou Sparano é louco ou todos nós somos.
  • A questão Running Backs - Temos um velho ( mas que tem bons números ) e um já de meia-idade ( quase 30 ) e que vive na enfermaria. Não é exatamente a melhor combinação de RBs pra o futuro de uma franquia. Por isso será necessário investir em um corredor em 2010, não necessariamente via draft. Sempre existem opções no FA, seja por corredores cortados pelo salário, outros procurando recuperação nas carreiras ( vide LT ) ou reservas que qurem buscar melhores condições. Mas iremos precisar de sangue novo em 2011.
  • A questão Chad Henne - Pois é, quem anda aqui sabe que estou praticamente desistindo dele. Praticamente porque, ainda acho que sem jogo corrido eficiente ( caso de 2010 ), sem um OC ótimo e sem uma OL do nível da de 2009, fica mesmo complicado. Mas ele está devendo em 2010. Mas penso aqui comigo: em 2009 o time tinha jogo corrido eficiente e ele teve bem menos interceptações do que em 2010. Pode ser que uma coisa nada tenha a ver com a outra ( e pode mesmo, viu Dan ), mas trazer um outro QB sem trocar o OC pode ser perder mais um ano. Assim como pode sê-lo se mantivermos o Henne e trocamos o OC. Mas eu não sei a resposta pra esta questão. Mas acho que Henne serve pra ser reserva. E mesmo que venha um QB do Draft, tenham certeza: ele não irá jogar na primeira partida.

3 comentários:

Derek Szabó disse...

O bom é que finalmente o Flávio está desistindo do Henne...

Ta meio osso digitar pq to com um problema nos olhos, por isso não vou fazer um daqueles textos que faço nos comentários quando tem matéria por aqui.

Mas a questão é:

QB via Draft=Arriscado (vide White)
Henne = Reserva (não precisamos dispensá-lo, ele não é tãão ruim, só não serve para ser titular)
RB = Realmente precisamos de sangue novo. Hilliard, não creio que dê conta do recado, nem Sheets.
OC = Não precisamos.... NECESSITAMOS.

Sem mais para o momento.

Rafael disse...

o henning ja era, so nao anunciaram ainda pra n tumultuar

Flávio Vieira disse...

espero que sim, pq se ele ficar, eu enfarto...

quanto ao Henne, bom, com um OC ótimo ( começaram a falar em Brad Childress ) e um jogo corrido eficiente, ele poderia voltar ao nível de 2009, onde ele não foi ruim. mas eu quero mais do que isso, é claro. todos queremos...