quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

First Down: Peyton Manning ou Matt Flynn?

Antes de mais nada essa questão não pode ser resumida a pergunta do título do tópico. É bem mais abrangente, muito mais. Primeiro tem a questão de que time queremos e qual a sua duração. Se quisermos montar um time para tentar vencer o Super Bowl nos próximos dois anos, a escolha recai - obviamente - sobre Peyton. Mas se por acaso desejarmos um time para a década inteira, ai a opção deveria recair sobre Flynn. Mas vai além disso também: e se ficar com um e o outro vencer Super Bowl em um rival? Sim, porque Manning poderia aparecer no Jets ou Chiefs. Enquanto que Flynn não ficará no Packers e poderia aparecer na AFC para nos importunar. E podemos escolher errado, é claro. Como fizemos em 2006, quando ficamos com Daunte Culppeper em detrimento de um tal de Drew Brees. Hoje a escolha é claramente uma besteira sem precedentes, mas na época parecia ser a melhor escolha. 

E quem seria hoje a melhor opção? Eu acho que Peyton Manning só assinará com uma franquia se ele próprio achar que tem o mostrar na NFL. Com o currículo que ele possui, não tem porque correr risco de pagar mico, sendo um QB decadente, se arrastando pelos gramados da NFL e "manchando" o seu glorioso passado. Ele simplesmente não precisa disso. E se ele assinar com uma franquia, será porque acha ter o que fazer e ele é Peyton Manning, pra mim o melhor QB pós-Dan Marino ( brigando ali com Kurt Warner ), a frente de Tom Brady. Digo isso e cito: pegue-se o Pats de 2008 ( 11-5 ) sem Brady e o Colts sem Manning ( 2-14 ) e veja quem é mais essencial dentro da equipe. Não custa nada lembrar que na temporada anterior, o Colts tinha feito 10-6.

Mas e como fica Matt Flynn nessa equação? Sinceramente, eu não sei. Mas o fato de o seu Coordenador Ofensivo ser agora o Head Coach do Dolphins é o seu maior trunfo. Se o playbook for o mesmo ( ou até parecido ) com o que era no Packers, seria interessante ter um QB que o conhecesse. Além disso Flynn é bem mais jovem e se a opção for a longo prazo, serial algo sensato assinar com ele. Em todo caso, ele foi reserva sempre em Green Bay e sua experiência se resume a duas partidas, mesmo que contra o Lions ele tenha passado para 6 TDs, algo raro mesmo entre as feras da Liga. 

Por isso acho que se Peyton Manning quiser assinar conosco, nem devemos pestanejar. Caso não queira, ai é Matt Flynn. Mas que não fiquemos babando por um e deixando o outro na espera e acabemos ficando sem nenhum dos dois.

Manning no momento maior da sua carreira.

Não achei foto do Flynn com o Lombardi, mas ele tem um anel de campeão, assim como Manning. Tudo bem que como reserva, mas tem gente de enorme qualidade que nem assim conseguiu o seu...

3 comentários:

Luiz Paulo disse...

Eu queria muito mesmo que o Peyton Manning jogasse pelos Dolphins...

Lembro de exemplos tipo Kurt Warner que levou os Cardinals ao Super Bowl.

Gosto do Flynn mas ele seria MAIS UMA APOSTA.

E o Manning tem ainda 2 anos em alto nivel(Se tiver saudavel)

Em 2 anos teremos mais alguns QBs free Agent, mais drafts da pra se planejar.

Agora em caso de o Manning não estiver em condições, o Flynn é a melhor opção.

Meu medo é(como citado no texto) ficar enrolando com os 2 e ficar sem nenhum...

Flávio Vieira disse...

claro e evidente que o pior cenário é ficarmos sem os dois e termos que ter mais uma temporada com uma ameba como QB ( leia-se Matt Moore ).

Sendo assim, eu acho o correto é contratarmos um dos dois e no Draft reforçar a OL.

Luiz Paulo disse...

Bem que podiam trazer o Carl Nicks tbm...