sábado, 14 de dezembro de 2013

First Down: O que estará em jogo amanhã?

Mais um embate entre Dolphins x Pats. Mais um? Será mais do que isso...
O Sun Life Stadium receberá mais um Patriots x Dolphins. Mas este não será um jogo comum. Os olhos da AFC estarão focados nesta partida, pelos mais diferentes motivos. Vamos, inicialmente, ver quem estará de olho bem focado na partida:
  • Com a derrota sofrida dentro de casa na Quinta, o Broncos torcem - mais do que nunca - por uma vitória nossa. Além deles, os outros times que estão bem encaminhados também. Afinal o time de New England, um dia, deixará de perder idas ao Super Bowl, atuando em casa, certo? Se o time de Tom Brady e cia vencer, eles passam a ter a vantagem no desempate contra o Broncos e, portanto, a Home Field Advantage;
  • Ravens adoraria uma vitória do Patriots. Mas porque exatamente? Primeiro porque somos o calo no sapato deles, quem mais ameaça agora a ida a post-season do atual campeão do Super Bowl. Além disso, o Patriots já estaria com a divisão no bolso e poderia - apenas poderia - entrar mais descansado diante dos corvos;
  • Chargers e Steelers também querem uma vitória do Pats. Afinal uma vitória nossa deixaria praticamente impossível uma classificação destas duas equipes, pois nós vencemos as duas equipes no confronto direto, e faltando duas partidas, teríamos que perder as duas e eles vencerem as duas;
  • Bengals. Sério? Sim, os Bengals adorariam uma vitória dos Patriots. Mas porquê? Simplesmente porque isso praticamente os garantiria na post-season. Mas como? Expliquei já esta semana que caso os Bengals percam pros Steelers e depois pros Ravens na partida final, o time poderia ser eliminado por nós. Sendo assim, uma derrota nossa, praticamente afasta esta possibilidade.
Mas isso é o que os outros, não envolvidos na partida, querem que aconteça. Mas é os protagonistas? Bom, isso pode ser dividido entre obrigação ( Pats ) e a honra ( Dolphins ).

O Pats é o dono da divisão a mais de uma década. Vence quando, como e do jeito que bem quis nos anos recentes. Portanto tenho certeza que Belichik e seus comandados imaginam, antes do começo de cada temporada, que o mínimo para eles é vencer a divisão, ou seja, isso é uma obrigação. O time do New England tem 10-3 e vencer amanhã os contempla com o cumprimento desta obrigação. Claro que vencendo, eles também assumem a liderança pela conquista da importante Home Field nos Playoffs ( decidir em casa, todos os confrontos ). Além de assegurar, por tabela, a folga na primeira semana de post-season.

Do nosso lado, vem a honra. Vencer é mais do que apenas ganhar uma partida. É marcar território. Demonstrar que em 2014 não será óbvio pro Patriots marcar duas vitórias contra nós. É complicar a vida do rival e deixá-los - ao menos por mais uma semana, sem vencerem a divisão. É preciso ser claro: eles vão vencer a divisão, mesmo que percam amanhã em Miami e no domingo seguinte contra o Ravens, eles decidem em casa contra o Bills. E só precisam vencer uma partida para consumar a tal "obrigação".

Vencer, portanto, é mais do que importante é, isso sim, crucial. Uma vitória pode embalar este time pra terminar com 10-6, mesmo que fique fora da post-season é importante ter temporadas com mais vitórias do que derrotas. Com 10-6 e post-season ganhamos o direito de sonhar com algo a mais. E como dizem os especialistas: indo a post-season todos os anos você acaba conseguindo ir a um Super Bowl. Portanto uma vitória amanhã pode significar uma virada de mentalidade. Pode ser o fim dos péssimos tempos. Pode ser , enfim, uma virada de página. De um tempo do qual nós não sentiremos falta alguma.

Nenhum comentário: