Pular para o conteúdo principal

Análise da corrida de Jay Ajayi para selar a vitória contra os Steelers


Jay Ajayi teve um dia inesquecível. Ele, uma escolha de quinto round ano passado, vinha sofrendo muita pressão, afinal era o Starter de um ataque apático, com pouca coisa para destacar. Seu desempenho até a semana passada era, digamos assim, sofrível, pois em 5 partidas tinha a assombrosa marca de 117 jardas e 2 Tds. Depois da partida contra o Steelers, ele praticamente dobrou as jardas ( ao correr 204 ) e fez isso com os TDs. Quanto disso é obra do acaso e quanto é mérito de uma mudança de ares?

Existem algumas coisas a serem analisadas. A primeira é que Mike Pouncey, nosso Center, finalmente estreou na temporada. E ele, All-Star que é, conseguiu elevar ( como esperado ) o nível da OL, tanto que Ryan Tannehill não foi sacado. Além disso, Pouncey sozinho consegue segurar um e até dois DLs, facilitando a vida dos Guards e dos Tackles. Detalhe: eles não ficaram espetaculares não, tanto que James comeu mosca em dois lances permitindo perda de jardas nas jogadas. Mas fica mais fácil jogar com um All-Star, isso é inegável. Segundo que o time fez alterações sim no plano de jogo, porque o anterior claramente não estava dando certo. Ai vem a pergunta: porque demoraram tanto para fazer o óbvio? Adam Gase com a resposta, ou não.

Por isso é que antes de soltar rojões e acreditar que temos um ataque de 30 pontos é preciso ver mais desse sistema, que a meu ver pode ter sido resultado de fatores que não estarão presentes, por exemplo, contra o Bills no domingo. Mas claro que é animador, mas alguns exageram e já apontam que Tannehill enfim deu certo. Menos né?

Sobre a jogada que finalizou a partida, temos uma aula de bloqueios e como correr na NFL. Comecemos pelo snap ( as imagens são prints do vídeo da jogada )


O lance era crucial. O Steelers ainda tinham 2 tempos para pedir e o placar era perigoso, 23x15, uma posse de bola apenas com conversão de 2 pontos. O clima parecia ser do time de Pittsburgh, que acabara de marcar um Touchdown. Tudo conspirava contra o Miami, como diversas vezes vimos acontecer nestes últimos anos. Mas dessa vez seria diferente. Saindo numa formação em Y, claramente para uma corrida e o Steelers avançou suas peças para tentar conter a jogada. Após o Snap Mike Pouncey avança e vai realizar um bloqueio no segundo nível, deixando Jermon Bushrod e Ja'Wuan James com os DLs que tentaram ir atrás de Tannehill e Ajayi. Dion Sims também saiu para realizar um bloqueio bem além da linha de scrimmage, com MarQueis Gray fazendo um bloqueio simples na linha. Complementando o movimento Jarvis Landry foi buscar bloquear o CB que deveria lhe marcar. Essa configuração aparece na imagem abaixo:


Tão logo Ajay começou a correr, viu um grande corredor aberto pela direita da linha, por onde fez um corte rápido para ele. Ao passar pela linha de scrimmage ele fez um corte rápido para o centro o first down era mais do que certo, mas o defensor livrou-se de Pouncey e era - a esta altura - a única ameaça para a corrida de Ajay, como vemos na imagem abaixo:


Landry fez bem o seu bloqueio e Pouncey ainda consegue atrapalhar o marcador e Ajayi passa como uma flecha entre os dois. Resta agora só o Safety que tentar cortar a linha...


Ao passar no meio de dois defensores, Ajayi finalmente é tocado e deslocado de sua rota para a direita e perde um pouco de velocidade. O safety sabe que precisa contê-lo ou o dano será maior. O tackle acontece em cima da linha de first down. O defensor acima tentar ganhar velocidade para, caso Ajayi passe ele consiga evitar o Touchdown...


Ajayi passa e ai fica livre para correr até a end zone... e comemorar.





Comentários

ruy disse…
Feliz estou e ao mesmo tempo também não, porque ? Feliz porque o time jogou bem e teve inteligencia para controlar o tempo, mas preocupado por achar que essas foi uma daquelas vitórias que sempre temos em todo ano e terminamos com saldo igual ou negativo de vitória e derrotas, quero muito que esta seja uma arrancada, mas como já vi nos ultimos 4 anos nosso time joga bem umas 4 partidas de forma que bate ate campeões, e pipoca na hora de consagrar.
Mas e torcer para que queimem minha lingua.

Postagens mais visitadas deste blog

Chris Grier viveu seu dia de Sonny Weaver Jr

Melhor momento do filme... Grier ficou assim hoje.   Sonny Weaver JR. Se o amigo leitor não sabe quem seja, é o cara da foto, personagem interpretado - com Maestria, diga-se - por Kevin Costner em Draft Day. filme de 2014. Nele, Sonny é General Manager do Cleveland Browns e faz uma troca louca, mas no final do filme ele dá a volta por cima e posiciona os Browns como um Super Contender. Filme faz parte do catálogo da Amazon Prime e eu super recomendo. Feito este preâmbulo, foi mais ou menos o que viveu Chris Grier hoje. Ele chocou a todos ao assaltar os Niners, trocando a escolha 3 pela 12 de San Francisco, mais a 1ª de 2022 e a de 2023, além da 3ª deste ano. Um puta de um assalto nos Niners. Isso já seria ótimo, mas - assim como no filme - teve mais... Menos de meia hora depois, Grier trocou a nossa escolha de 2022 ( e não a dos Niners ) e inversão das escolhas de quarto e quinto deste ano com os Eagles, pela Pick 6. Com este segundo movimento, Grier posiciona os Dolphins em posição de

SNF: Dolphins 24x17 Patriots - Não existe vitória feia, o feio é perder

Foi mais apertado do que poderia ser, mas vencer em Foxborough é sempre complexo. O Ataque várias chances de matar a partida, mas não o fez. E a defesa sofreu mais do que se esperava mas na hora da decisão, mais uma vez foi lá e matou a partida. Falarei mais nesta segunda, mas tenho duas questões aqui: Connor Williams não pode ser o CENTER na semana 3 após - pelo menos 5 Snaps pavorosos e McDaniel não pode colocar um Kicker como Sanders para chutar de 55 jardas. E isso tem que ser corrigido logo. No mais, destaque para Van Ginkel e Bradley Chubb na defesa e Raheem Mostert, o cara do ataque. Miami deu muita sopa e chegou a namorar com uma derrota. Amanhã eu gravo um vídeo e posto mais por aqui. O importante é que estamos 2-0 e Tua agora tem 5-0 contra Bill Bellichick.

Week 16: Dolphins 22x20 Cowboys: Natal maravilhoso com vitória espetacular

  Todos sabem que eu tenho apenas 49 anos e assim vivi várias decepções de Natal, vide no ano passado. Mas seguramente foi excelente ver por uma vez o time terminar com a vitória. E não foi apenas uma vitória, ela foi épica com tantos contornos dramáticos que dificilmente esqueceremos na vida. Mas, dentre tantos heróis ontem, um nome sempre se destacará: Jason Sanders. Ele chutou 5 vezes e acertou todos, inclusive o da vitória. Mais do que isso, ele acertou chute de 57, 54, 35, 33 e 29 jardas. Detalhe: Sanders é criticado justamente por errar chutes acima de 50 jardas e ontem ele acertou 2, um deles com chuva forte. Foi um dia para ficar na história, de todos sobretudo dele. Ele conseguiu um feito e tanto. Enfrentamos uma grande equipe, com grandes jogadores que foram adversários fortes. E que no fez atuar no limite, seja no ataque ou na defesa. E com isso fomos testados duramente, exigindo tudo de nossos jogadores. Como seremos na semana que vem, diante dos Ravens e depois contra os B