Fé e Esperança são normalmente parceiras. Desilusão e Desconfiança idem. Quando as duas primeiras vem depois de experimentarmos as duas últimas é uma coisa boa, afinal temos a impressão de que o pior ficou para trás. E é como me sinto a respeito do meu Miami Dolphins.
Acompanho esta franquia desde 1983, quando a Bandeirantes estreou o seu, saudoso, "Show do Esporte". Luciano do Valle, pra mim o melhor Narrador Esportivo do Brasil, já tinha conhecimento da NFL, NBA, etc, e era - como o é até hoje - torcedor do Dolphins e Lakers respectivamente, e passei a torcer pelos mesmos times que ele. Isso faz tempo, e naquela época as informações eram raras, mas fiquei sabendo em 1984 que um certo Dan Marino fez "loucuras" na temporada, e ele passou a ser o meu ídolo. Sempre gostei do número 13 ( menos para votar ) e por isso a paixão foi arrebatadora. Os anos passaram e a Band passou a transmitir o Super Bowl e nada do Miami estar em um deles. Vi um do 49ers, vi o Giants, o Redskins, etc... Mas o Miami nada. Lá pelo fim dos anos 90, consegui comprar uma Tv por assinatura e pude ver os últimos momentos de Marino na NFL. Sofri duramente com a sua última aparição em campo como jogador profissional: Divisional Playoffs 1999 contra o Jaguars. O placar?? 63x7 se não me engano.
Ele parou e o time também. Ainda vi o time jogar mais duas Post-Season na sequência ( 2000 e 2001 ), mas o time apenas regrediu. Em 2002 ficamos de fora com uma campanha de 10-6!!!, porque o Broncos fez 9-7 mas venceu a Divisão. Isso voltaria acontecer mais uma vez um 9-7, e a vaga perdida para o mesmo Broncos, que só tinha que vencer a divisão. Culpa do Patriots, que passou a ganhar seguidamente a divisão AFC Leste.
Depois de 2005 as coisas começaram a dar para trás, e isso desembocou que nas últimas duas temporadas vencemos apenas 5 jogos em 32. Coisa absurda. Mas isso é a desilusão e a desconfiança.
Agora chegamos na época da Fé e da Esperança. Fé que o trabalho seja bem feito - até aqui tenho poucas coias para reclamar. Esperança que verei meu time em um Super Bowl novamente. Sinto que estamos mais perto hoje do que estivemos há 10 anos. Quanto tempo? Não tenho pressa. Pra quem até esperou quase 10 anos, esperar mais alguns não é nada. Quero é ver um time forte, que grite alto e mostre que somos da elite da NFL. Tenho Fé e Esperança. Nesta mesmo ordem. O futuro é glorioso, já que o passado é mais glorioso de toda a Liga. Porque haveria de o futuro não sê-lo??
Comentários