Coach Shula e seus Lombardis |
Imaginem por um instante que o melhor Coach da Liga decidisse sair do seu time atual, onde era Contender ao recém criado Super Bowl. Vamos dar nomes aos bois: Andy Reid saindo dos Chiefs para treinar os Texans, franquia sem qualquer relevância na NFL. E que em apenas 4 temporadas tivesse ido a 3 Super Bowls seguidos ( feito somente igualado, e superado, pelo Coach dos Bills, Marv Levy ) e conquistado 2 destes.
Caso lembra, um pouco, o de Sean Payton com os Broncos, mas somente na compensação de escolhas, nada mais. Mas foi o que os Dolphins fizeram. Joe Robbie, nosso fundador, estava cansado de perder e resolveu contratar o melhor que existia, considerando que Vince Lombardi jamais deixaria os Packers e faleceria naquele mesmo ano de 1970, em Setembro. Enfim, perder uma escolha parece troco de pinga diante do que conseguimos.
Em 1970 - temporada na qual os Colts venceram o Super Bowl com o time que Shula montara - os Dolphins tiveram sua primeira grande campanha ( 10-4 ), caindo no divisional para os Raiders. No ano seguinte fizemos 10-3-1 e fomos ao Super Bowl, tendo feito a partida mais longa da história contra os Chiefs. No grande jogo, perdemos para os Cowboys, mas o recado fora dado.
Em 1972 o Miami Dolphins não perdeu para ninguém. Foram 14 vitórias e ainda ficamos sem Bob Griese que fraturou a perna e o reserva Earl Morrall conduziu o time. Griese voltaria apenas para a final da AFC, que estranhamente foi em Pittsburgh!!! Mas vencemos e fomos ao Super Bowl com 16-0 contra os Washington Redskins. E o placar foi de 14x7, mas o rival estava zerado até uma trapalhada numa tentativa de Field Goal, que virou uma tentativa de passe e terminou sendo um retorno de fumble. Aqui o filme da partida:
Com os números finais ( 14x07 ) Shula foi carregado como herói máximo daquela conquista histórica. Até hoje, passados 50 anos, nenhuma equipe foi boa o bastante para igualar este feito. E ontem a Fox Sports fez uma belíssima homenagem aquela equipe a Don Shula:
"Recordes existem para serem quebrados, mas você não pode quebrar a perfeição". Eu concordo plenamente com Csonka.
Comentários