Serei taxativo: Tua Tagovailoa é o melhor QB que Miami teve desde a aposentadoria de Dan Marino. Faço menção a temporada de Chad Pennington em 2008, pena que ele não tenha tido mais temporadas naquele patamar. Alguns ainda gostam de Ryan Fitzpatrick, eu mesmo gosto, mas não ele cumpriu seu papel na transição entre a Era de Tannehill para Tua. Em todo caso será sempre lembrado por sua dedicação.
Tua jogará em 2024 sob o contrato de rookie, com ativação do quinto ano feita ano passado. Então não temos problemas se ele estará em campo ou não. Miami tem um QB que terminou o ano contestado, com algumas atuações realmente ruins. Mas tivemos também grandes atuações, na qual ele se posicionou como alguém de extrema qualidade. Precisamos e devemos cobrar, mas é preciso melhorar ainda mais as questões.
Alguns dirão que ele tem um dos melhores WRs ( o que é verdade ), mas não tem TE e nem mesmo um WR alto para as bolas contestadas e na end zone. Outros dirão que a OL foi muito boa em 2023, sobretudo comparando com os anos anteriores... e acreditem, isso foi verdade sim. Mas o desempenho dele só é excelente quando ele solta a bola antes de 2,2 segundos, mas se passar isso, os números decaem demais. E basta ver o Super Bowl e o tempo que Mahomes teve ( sem comparar os 2 jogadores, claro ) e notar que nem sempre um QB consegue resolver a jogada tão rápido. Em outras palavra: Tua tem papel central do desempenho melhor da OL, não o contrário.
O jogo corrido como Mostert e Achane ( quando este esteve em campo ) foi demais. Mas nosso Head Coach Mike McDaniel por vezes abandonou-o em detrimento dos passes. Outra questão importante, a meu ver, é que não podemos depender apenas da bola longa. Ter Hill e Waddle é excelente, nenhum time tem isso, mas sejamos justos: por vezes era óbvio demais em quem iria o passe. Com um WR e um TE altos e com boas/excelentes mãos, Tua pode rodar mais jogadas e assim ser ainda melhor. É o que esperamos, porque em 2023 não tivemos nenhum TE com TD. O que é a contramão da NFL...
Tua será pago pelo o que já fez na carreira. E não custa nada lembrar que 2023 foi a quarta temporada dele, mas a primeira em que jogou todas as partidas. E isso mostrou o quanto ele pode ser o comandante que precisamos. Falta um ajuste fino para que esta equipe possa dar passos maiores, e manter Tua seguramente é crucial.
Valores? Eu não sou bom com isso, mas algo entre 250 e 300 milhões para 5/6 anos, mas não totalmente garantido, para termos margem de mudar o rumo caso seja esta a decisão. Por fim deixo um dado: desde que o selecionamos na quinta escolha de 2020, Miami nunca mais deixou de ter mais vitórias do que derrotas. E não vejo isso acontecendo em 2024... e para ser sincero, acho que voltamos ( finalmente ) ao tempo em que temporadas sofredoras tenham ficado pra trás.
Comentários